sexta-feira, 23 de março de 2012

Para refletirmos um pouco

Achei esse artigo nos posts de grupos que participo e achei interessantíssimo para comparti-lhar com vcs!


Vive com paixão?



Na correria do nosso dia-a-dia, são poucos ou raros os momentos para reflectirmos ou nos questionarmos sobre o que nos move.
Acordamos todos os dias em pico de energia para encarar mais um dia? O “snooze” passou a ser o nosso melhor amigo no despertador? Ou simplesmente ainda de olhos fechados fazemos um pequena lista mental sobre os prós e os contras de enfrentar mais um dia?
Revê-se nalgumas das situações?
Para mim, a forma como acordamos para mais um dia vai reflectir o estado com que o encaramos e cria-nos a predisposição para o mesmo. E, lá bem no fundo, resume-se a viver com paixão.
Quando estamos apaixonados por alguém a nossa criatividade aumenta exponencialmente, andamos com um sorriso constante e tudo na nossa vida flui de forma fantástica. Obstáculos ou dificuldades são palavras que quase que abolimos do nosso dicionário diário.
Quando nos apaixonamos por uma coisa, como um carro ou uma jóia ou aquele par de sapatos fabuloso, transformamos as dificuldades em alternativas para rapidamente termos essa coisa na nossa posse e usufruir dela.
O mesmo se passa com os nossos filhos, temos uma paciência infinita para todos os desafios que eles nos colocam no dia-a-dia. E a capacidade de argumentação que passamos a ter dá-nos capacidade para enfrentar qualquer debate político.
Quando falamos ou escrevemos de paixão nalgumas destas áreas da nossa vida, rapidamente acedemos a boas recordações e a momentos felizes.
Mas quando a paixão se aplica à nossa vida profissional… Hummm… Algumas pessoas remexem-se nas cadeiras… Outras colocam um sorriso nos lábios e recordam-se do primeiro emprego… Outras olham para o ar à espera que nem as vejam… Outras pensam: “eu só queria era ter um emprego”… Outras é como se todo o seu corpo transbordasse de energia, afinal trabalham no que as apaixona!
Em muitos momentos da minha vida arrastei-me literalmente da cama e sonhava com que o “snooze” do telemóvel durasse até ao infinito… Motivo: não estava motivada no trabalho que fazia… E à boa maneira “tuga”, a culpa é da empresa, dos meus colegas e do meu chefe que não sabe observar as minhas expectativas e dar-me o apoio que eu mereço…
E, basicamente, o que é que eu fazia para mudar? Isso mesmo. NADA!
Em determinado momento, uma pergunta perfilou-se em frente dos meus olhos:
“Vives com paixão o que fazes?”
Ups… Nem nunca tinha pensado nisso!
Quando respondi a mim própria “não”, surgiu uma nova pergunta:
“ O que podes fazer hoje para reinventares o que fazes e recuperares a paixão?”
E fiquei espantada comigo própria… Dei por mim a escrever uma lista com as 5 coisas que me faziam inicialmente viver com paixão a minha profissão e as 5 coisas que estavam a impedir-me, neste momento, de o fazer… Ao olhar para estas conclusões, cheguei a um momento de reflexão que até hoje acho poderoso: “o que posso fazer já hoje para ultrapassar as 5 desculpas que coloco a mim mesma e que me impedem de viver todos os dias com paixão?”
Resumidamente, percebi que o que me impedia de viver com paixão era eu própria.
Afinal, era eu que me permitia ficar em baixo em cada feedback menos bom das hierarquias, que me permitia ficar derrotada quando perdia uma venda para a concorrência, que sentia que não era recompensada pelo meu justo valor, etc.
Há pessoas que lhe chamam autocrítica, outros a sindroma de não ser suficientemente boa.
Qual foi o meu motivador para mudar?
Usar um lema: “Think different” (pensar diferente).
De uma forma simples, é mudar a perspectiva perante algumas situações de conflito, de obstáculos ou de crítica (externa ou interna).
Como são os meus dias?
Vividos plenamente com paixão.
Os resultados?
De excelência.
É assim todos os dias?
Nem sempre. Mas é em 99% dos dias e do tempo e em todas as áreas da vida.
Afinal, “viver com paixão” depende de mim.
E… O Salto Quântico é o personificar do “viver com paixão” para mim e para os outros.
Posso colocar-lhe um desafio?
“Esta semana procure viver com paixão!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário